Programa de Redução de Stress Baseado em Mindfulness

O programa

O Programa de MBSR[1] é um curso de 8 semanas, baseado no treino da atenção plena, que recorre a prática formal e informal de mindfulness,  movimento consciente e conhecimento sobre o mecanismo de funcionamento do stress. Com este programa são dadas as ferramentas e adquirem-se as competências para que estas práticas se integrem no quotidiano, através do treino intensivo da mente e da ligação mente-corpo. Cultivam-se as qualidades associadas ao mindfulness que ajudam a quebrar os ciclos de ansiedade e stress e facilita-se a descoberta dos recursos internos para o fazer, permitindo uma nova forma de relação com a vida tal como ela se manifesta momento a momento.

Mindfulness – Atenção Plena

A definição amplamente utilizada de mindfulness em diversos contextos no ocidente, é a que o próprio Jon Kabat-Zinn elaborou: “é a qualidade que emerge enquanto prestamos atenção de uma maneira particular: de propósito, no momento presente e sem julgamentos, no serviço da auto-compreenssão e sabedoria”. No entanto o mindfulness está no coração da religião budista, e muitos professores de mindfulness tiveram o seu primeiro contacto com o mindfulness nesse contexto. Jon Kabat-Zinn teve a capacidade de utilizar esta prática em ambiente secular, o que a levou a ser cada vez mais conhecida e praticada fora do seu enquadramento religioso original.

Benefícios do programa[2]

  • Melhor gestão da ansiedade e do stress;
  • Melhoria no sistema imunitário e na regeneração celular;
  • Desenvolvimento de  competências emocionais;
  • Recuperação de memória e das capacidades cognitivas;
  • Aumento da sensação de bem-estar e de relaxamento;
  • Melhoria nas capacidade de empatia e comunicação;
  • Maior resiliência.

Como funciona

O programa tem a duração de 8 semanas consecutivas, tendo cada sessão a duração de 2,5 horas. Entre a 6ª e a 7ª sessão há um dia de retiro, com a duração de 6h.

O que incluí o curso

  • Manual do Curso MBSR em português
  • Práticas guiadas de meditação, em mp3, para acompanhar em casa
  • Certificado final a quem participar em todas as sessões e no dia de retiro. Exigido para quem quiser fazer o Teacher Training dos cursos MBSR e MBCT. O certificado é reconhecido pelo MBPTI – UCSD (www.mbpti.org)

Local

SlowDown Estúdios

R. Luís Gonzaga do Nascimento, 7 subloja r/c, (campainha do meio) Setúbal

Valor

  • 190 Euros
  • 160 Euros Estudantes e Alunos do SlowDown Estúdios

Datas e Horários

Pré-sessão

17 de Setembro, 18h30 às 20h00

Sessões

18, 25 Setembro (18h30 às 21h)

2, 9, 16, 23, 30 Outubro (18h30 às 21h)

6 Novembro (18h30 às 21h)

Retiro

27 Outubro (10h às 16h)

Sobre a formadora

  • MBSR-Mindfulness Based Stress Reduction Teacher in Training pela Universidade da California San Diego, com Dr. Steven Hickman e Dra. Susan Woods;
  • Certificação como facilitadora do Programa Still Quite Place (Mindfulness para crianças, adolescentes e jovens), com Dra. Amy Saltzman
  • Curso de 3 anos Macrobiótica, Saúde e Auto-Transformação pelo Instituto Macrobiótico de Portugal (IMP).
  • Curso de Especialização em Aconselhamento e Comunicação (Macrobotic Health Coach), pelo IMP.
  • Orientador de grupos de prática regular de meditação mindfulness (IPS);
  • Prática regular de meditação Mindfulness;
  • Prática Regular de meditação Heartfulness (Kamlesh D. Patel, Daaji)
  • Participação no Programa DeepU (Vasco Gaspar);
  • Retiros (Exercícios Espirituais) com vários sacerdotes Jesuítas;
  • Formações em PBL (Project Based Learning), ABL (Active Based Learning) e PBR (Practice Based Research);
  • Professora na Escola Superior de Tecnologia de Setúbal (ESTSetubal/IPS) desde 1998;
  • Licenciatura, Mestrado e Doutoramento em Eng. Eletrotécnica pela Universidade de Coimbra.

[1] Programa desenvolvido pelo Professor Jon Kabat-Zinn (Center for Mindfulness, da Faculdade de Medicina da Universidade de Massachusetts) na década de 70.

[2] Provados em vários estudos efetuados sobre os resultados do MBSR

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