Salada pickelada de Mizuna

A mizuna, também conhecida por mostarda japonesa é uma planta da família das brássicas ou crucíferas. É tradicionalmente muito consumida no Japão mas cada vez mais se encontra no nosso país, uma vez que temos um clima muito semelhante.

Sendo uma crucífera, é reconhecida pelas suas propriedades anti-cancerígenas (1).

Mizuna roxa e verde

Trata – se de uma planta muito resistente, capaz de crescer em praticamente quaisquer condições de calor ou frio. É geralmente utilizada em saladas, mas também pode ser incorporada em vários pratos cozinhados ou pickles. A mizuna é muito rica em nutrientes , antioxidantes e fitoquímicos, tais como o kaempferol, o qual tem propriedades anti – inflamatórias além de inibir a proliferação de células de cancro. Além disso, é muito rica em vitamina K, vitamina A e vitamina C e rica em folato em manganésio. (1)

Do ponto de vista da macrobiótica, como é uma planta picante, estimula os pulmões e intestino grosso (órgãos da transformação metal). Este picante não é igual ao picante das malaguetas, é mais suave e não gera o calor que as malaguetas e alguns pimentos provocam no nosso corpo. É chamado um picante saudável e devemos sempre incluir este sabor à refeição.

Os condimentos picantes (sem recorrer a especiarias nocivas para a saúde) são agrião, cebola crua, gengibre, nabo ou rabanetes ralados, mostarda e algumas ervas selvagens.(2)

No Projeto Romã (de que já falei aqui https://milgraos.pt/2019/02/16/projeto-roma/ há cabazes de hortícolas biológicas todas as semanas. Na semana passada e nesta semana havia no cabaz mizuna, roxa e verde.

Esta planta é cada vez mais comum nos mercados e super-mercados biológicos e também é fácil de cultivar porque é muito resistente, como disse antes.

Eu trouxe da Romã a mizuna acabada de apanhar. Nesta altura do ano ainda não me apetecem saladas cruas, e decidi usar a mizuna numa salada pickelada com mizuna, cebola roxa e beterraba (que já começaram a aparecer). E é a receita que partilho hoje.

Salada pikelada de mizuna, cebola roxa e beterraba.

Salada pickelada de mizuna

Ingredientes:

  • Mizuna: um molho pequeno (depois de cortada deve dar uma taça de 250ml)
  • Beterraba: 1 pequena
  • Cebola roxa: 1 pequena
  • Sal: q.b.
Vegetais depois de pickelados.

Preparação:

  • Comece por lavar a mizuna, a beterraba e descascar a cebola e a beterraba.
  • Pique a mizuna e coloque numa taça.
  • Rale a beterraba e coloque noutra taça.
  • Corte a cebola em meias luas muito finas (se não gostar da cebola
  • Coloque 1/2 colher de café de sal em cada taça e amasse bem, até começar a sentir o líquido a soltar-se dos vegetais. Prove, deve estar ligeiramente salgado, mas não muito (o sabor abaixo da água do mar, para mim).
  • Aguarde pelo menos duas horas.
  • Pode misturar os 3 vegetais ou servir separadamente.

Sugestão de apresentação: salada pickelada, pão com arroz integral da Mil Grãos, queijo Mozzarela Vegan do Projeto Romã.

Nota: o queijo Mozzarela Vegan da Romã é este:

(1) Fazer da Cozinha uma Farmácia

(2) IMP – Francisco Varatojo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *