Está aberta a Época da Gripe (e Sopa de Miso)

Esta semana começou a ser distribuída a vacina contra a gripe. Entrámos na Época da Gripe e a qualquer momento o vírus poderá começar a alastrar havendo indicadores que nos informam sobre os picos máximos desta época e que vão lançando alertas de tal forma assustadores que até sentimos os sintomas quando ouvimos as notícias.

Este ano a Gripe chegou vestida de mulher e chama-se Dona Gripe, é assim que as farmácias a apresentam, vestida de “bruxa” com ar mais ou menos assustador.

Época da Gripe significa que temos ordem para começar a pingar do nariz, a ter dores de garganta e até podemos chegar a ter febre, o corpo dorido e outros problemas piores.

Antes de começarem com os primeiros sintomas, em vez de verificarem se têm paracetamol, vitamina C, etc., convido-vos a abrirem os armários da despensa e o frigorífico.

Ao contrário do que possa pensar, os indicadores da probabilidade de o seu sistema imunitário não resistir à Época da Gripe, não estão nas estatísticas dos picos de atividade do vírus, mas sim na sua despensa, nos hábitos de vida e nas sua forma de pensar.

Se por acaso tiver em casa:

  • produtos lácteos (apesar de sem lactose ou ainda mais esses mesmos);
  • açúcar;
  • farinhas (bolachas e todos os artigos de panificação industrial);
  • frutas tropicais ou fora da época;
  • gelados;
  • bebidas frescas e açucaradas;
  • comida industrializada (no geral).

E para além disso:

  • estiver sempre em ambientes climatizados artificialmente;
  • não tiver atividade física com regularidade e intensidade;
  • tiver hábitos de sono irregulares;
  • não ouvir (e atender!) as necessidades de descanso do seu corpo;
  • comer demasiado;
  • estiver sempre a “debicar” e a não dar descanso ao sistema digestivo;
  • misturar muitos alimentos numa única refeição.

… é natural que a Dona Gripe queira fazer uma visita a sua casa.

Infelizmente, ao aceitarmos socialmente que há uma Época de Gripe, que há uma Dona Gripe à espreita para nos atacar, estamos a dar oportunidade que essa crença se instale e o nosso corpo reaja segundo aquilo que estamos à espera.

Esteja atento ao seu corpo. Se por acaso se sentir debilitado:

  • descanse mais;
  • respire ar puro;
  • cozinhe a sua comida;
  • coma comida simples e nutritiva (caldos, sopas, vegetais escaldados e cereais integrais, …);
  • faça alongamentos e exercícios terapêuticos;
  • faça auto-massagem com regularidade;
  • esfregue o corpo com uma toalha húmida e quente e de seguida agasalhe-se;
  • faça um escalda pés antes de dormir;
  • beba líquidos quentes e evite as bebidas frias.

Pode também aproveitar para fazer um caldo onde acrescenta um pouco de um condimento que tem o nome de Miso(1), uma pasta salgada obtida a partir da fermentação do feijão de soja com ou sem um cereal (cevada, arroz). Como é um alimento fermentado, vai ajudar os seus intestinos a estarem saudáveis e isto é essencial para que o seu sistema imunitário também esteja.

Lamento avisar que comer este caldo sem ter atenção a tudo o resto é completamente ineficaz.

A receita está a seguir.

Sopa de Miso (básica)

Ingredientes:

  • Cebola: 1 média
  • Abóbora hokkaido ou butternut: 1 chávena de chá
  • Alga wakamé: 1 colher de sobremesa de flocos ou uma tira de 3 cm
  • Miso de cevada – 1 c. sobremesa por taça (de 250ml)
  • Raiz gengibre fresca (opcional): 2-3 cm
  • Cebolinho ou outra erva aromática para servir

Preparação:

  • Coloque de molho a alga, cobrindo-a de água durante cerca de 10 minutos. Corte-a em pedaços pequenos ao fim desse tempo e reserve.
  • Descasque a cebola e a abóbora e parta-as em cubos pequenos.
  • Coloque 4 taças de sopa de água numa panela (cerca de 1 l) e junte a abóbora e cebola.
  •  Deixe cozinhar até ferver, diminua o lume e aguarde 10 minutos.
  • Adicione alga wakamé e deixe ficar mais 5 minutos em lume brando.
  • Coloque de seguida um pouco do caldo da sopa numa taça e adicione o miso (coloque 4 colheres de sobremesa rasas); dissolva-o na totalidade, mexendo suavemente.
  • Acrescente de seguida essa mistura de caldo com o miso à sopa que deve estar com o lume no mínimo.
  • Aguarde um minuto apague o lume (é muito importante não deixar o miso entrar em ebulição).
  • Se gostar, rale o gengibre no ralador fino, e esprema a polpa (para obter o sumo) para dentro da panela, assim que desligar o lume.
  • Sirva com uma erva aromática. A minha preferida é o cebolinho, mas fica bem com coentros, salsa e até hortelã.
  • Coma esta sopa bem quentinha e aprecie a sensação de conforto única que proporciona.

(1) O Miso vende-se em lojas de produtos biológicos e de comida Japonesa. Aconselho o Miso de Cevada para preparação desta sopa.

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