Talvez este seja um dos meus pequenos almoços preferidos… Não consigo decidir entre o creme de arroz e o creme de millet com abóbora. Agora fiquei mesmo a pensar nisto. Nada como começar a escrever receitas para nos lembrarmos de como é difícil escolher entre dois pequenos almoços tão booonnsss.
A receita:)
Ingredientes:
- Millet: 1 chávena de café
- Casca de limão: uma tira
- Abóbora Hokkaido: 1 fatia pequena
- Raspa de laranja: uma pitadinha (para não ficar com gosto/aroma muito intenso)
- Sal marinho: 1 colher de café rasa
- Alga Kombu (opcional): um quadradinho pequeno
- Geleia de arroz: 1 colher de sopa (evitar usar mais, eu nem coloco nenhuma, mas para quem estiver em transição, a deixar de comer açúcar, é mesmo melhor colocar geleia)
- Para topping: canela, frutos secos, passas de uva, côco ralado, cacau em pó… ( a gosto, ou conforme a sua condição assim o permita).
Preparação:
- Lave o millet (pode deixar demolhado do dia anterior com a alga).
- Escorra o millet e coza-o com a abóbora cortada em cubos, a alga e a casca de limão, durante 20 minutos em tacho tapado, com uma proporção de 1 chávena de millet para 6-7 chávenas de água (se o millet tiver sido demolhado use 6 de água, caso contrário use 7 de água).
- Retire a casca de limão, junte a geleia, a raspa de laranja e triture com a varinha mágica até obter um creme delicioso. Se gostar de um creme mais líquido pode adicionar um pouco de bebida vegetal ou mais água.
- Sirva numa taça com o topping que mais gostar.
Nota: bom para o estômago/baço/pâncreas. Ajuda a alcalinizar o sistema digestivo e a manter os níveis de glicose no sangue mais estáveis.
Por estes dias o meu pequeno-almoço também é creme de millet, mas simples. Esta opção deve ser muito boa :). Obrigada pela partilha
Eu gosto de cozer o millet com um pouco de abóbora ou de pêra. Fica mesmo muito bom:)