Tofu no forno (e como usar tofu para tratar queimaduras)

O tofu é um dos alimentos mais versáteis e rápidos de preparar que eu conheço. Tenho sempre em casa, porque para além de ser uma opção para uma refeição rápida, também serve para ajudar a tratar queimaduras (ver Nota).

Tradicionalmente na macrobiótica diz-se que o tofu arrefece. Eu sinto isso principalmente se o como no Inverno. Podem fazer a experiência por vocês próprios e comerem um prato de tofu no Inverno e terem curiosidade sobre a resposta do vosso corpo.

Um dos mitos que eu sempre ouvi é que, para ganhar sabor, o tofu tem que ser marinado. Não é verdade. Comprei uns livros de cozinha vegan japonesa tradicional e no outro dia fiz um prato em que o tofu era salteado na wok, sem nenhum tempero. O molho era feito no final e o tofu adicionado a esse molho para voltar a ser passado na wok. Ficou delicioso. Portanto, não é necessário temperar o tofu de véspera, mas tem que se saber cozinhar para que ele ganhe sabor e fique irresistível.

Gosto de usar uma fatia de tofu prarado como a seguir indico dentro do pão, a substituir o queijo que deixei de comer.

Tenho um forno solar, e quando estou em casa no Verão faço lá um pouco de tudo: cozo arroz ou leguminosas, asso tofu, tempeh ou vegetais, tosto oleaginosas, faço granola, cozo bolos, … Faço as refeições na rua, não aqueço a casa e aproveito o calor do sol.

As fotografias do tofu no forno, foi de um que fiz no forno solar, estamos em Agosto e os dias ainda estão muto solarengos. Mas claro que pode ser feita num forno normal e no Inverno é num forno elétrico que o faço. A receita é muito simples e não dá mesmo trabalho nenhum.

Ingredientes

  • Tofu: 1 bloco de 500g
  • Shoyu (molho de soja): 4 colheres de sopa
  • Limão: sumo de meio (cerca de 2 colheres de sopa)
  • Azeite: 4 colheres de sopa
  • Pimento vermelho: ¼ (opcional)
  • Folha de louro: 1
  • Óregãos e/ou tomilho: 1 colher de sopa (ou a gosto)
  • Alho: 1 dente
  • Gengibre: 1 pedaço de 1 cm
  • Água: uma chávena de chá

Preparação

  • Corte o tofu em tiras com uma espessura média entre 0,5 cm e 1 cm e disponha num tabuleiro de ir ao forno, numa única camada.
  • À parte pique muito bem o alho e o pimento vermelho.
  • Rale o gengibre e esprema-o para uma taça.
  • Parta o louro em pedaços.
  • Junte todos os ingredientes que preparou anteiromente (com excepção do tofu) na tça onde colocou o sumo de gengibre e envolva.
  • Tempere o tofu com esta marinada e aguarde entre 30’ a 1h (pode ser mais.
  • Leve ao forno a 180oC até a água ter toda evaporado, mas sem deixar o tofu secar.

Nota: Emplastro para queimaduras
Esprema o Tofu se este tiver muita água e esmague-o com um garfo.
Junte farinha suficiente para ligar (10-15%).
Coloque este emplastro com uma espessura de cerca de 1 cm numa gaze ou pano de algodão e aplique directamente sobre a pele durante um máximo de 2 horas. Pode substituir por outro emplastro ao fim desse tempo.

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